É com grande satisfação que informamos a todos os Trabalhadores e Prestadores de Serviços da Iniciativa Privada que em assembleia realizada no dia vinte e cinco de julho de dois mil e vinte e três, foi aprovada por ampla maioria a CONVENÇÃO COLETIVA 2023/2025 E A PROPOSTA DE REAJUSTE DO SINEPD Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Similares do Estado da Bahia (SINEPD).
A assembleia, conduzida pela mesa diretora composta por Celso Lopes, Amilton Sales, Benedito Evangelista e Stela Almeida, e teve como pauta central a negociação do reajuste salarial, gatilho salarial e auxílio alimentação (ticket), manutenção das cláusulas existentes na CCT (convenção coletiva dos trabalhadores 2021/2023) para a categoria vinculada a Iniciativa Privada
Após intensas discussões e a explanação detalhada do Diretor Amilton sobre o andamento das 05 mesas de negociações com o SINEPD, foram destacados os avanços alcançados nas campanhas em outros estados e as conquistas obtidas através das negociações com a FEDERAÇÃO. Além disso, foi ressaltada a importância da valorização do piso salarial da categoria e a adequação aos índices econômicos próximos à melhor inflação do período (IPCA).
A proposta aprovada a ser construída a nova CCT 2023/2025 é a seguinte:
- Reajuste Salarial: Um aumento de 4,00% (quatro por cento), de forma linear, com retroatividade à data base de maio de 2023, aplicável a todos os trabalhadores representados pelo Sindados-BA;
- Gatilho Salarial: Implementação de um gatilho de 6% (seis por cento), a partir da folha de pagamento de janeiro de 2024, exclusivamente para o piso salarial da categoria cuja jornada praticada seja de 44 horas semanais;
- Reajuste no Ticket (Auxílio Alimentação): Reajuste de 4,00% (quatro por cento), de forma linear, com retroatividade à data base de maio de 2023, para todos os trabalhadores representados pelo Sindados-BA;
- Manutenção nas demais clausulas existentes;
- Mudanças das regras de atuação e fiscalização do SINDADOS-BA
- Após a aprovação em assembleia, o Sindados-BA se compromete a dar a máxima publicidade à nova convenção coletiva dos particulares (iniciativa privada), assim que esta for validada, garantindo transparência e informação a todos os trabalhadores representados.
Outra boa notícia é que os pagamentos dos reajustes serão feitos retroativamente à data base, ou seja, a partir de maio de 2023, e estarão disponíveis na folha de pagamento referente ao mês de agosto do mesmo ano.
O Sindados-BA reafirma o compromisso de continuar as negociações em busca de uma melhor qualidade de trabalho para a categoria, enfatizando a importância da fiscalização rigorosa do home office e o cuidado com a saúde mental do trabalhador.
Agradecemos a todos os trabalhadores que participaram da assembleia, pois a união da categoria foi fundamental para alcançarmos essas conquistas. Continuaremos trabalhando juntos para assegurar os direitos e benefícios que são essenciais para cada um de nós.
Contamos com o apoio de todos para que possamos seguir fortalecidos em nossa jornada.”
- Amilton Sales Sousa Junior
- Relator da Assembleia Geral
- Coordenador Jurídico do SINDADOS-BA
- Diretores do Sindados-BA
- Direto da FENADOS-BA