Entenda porque a logomarca do Sindados-BA está vinculada às logomarcas da CUT e do Fenadados

O Sindados-BA e a CUT

A CUT tem como objetivo fundamental organizar, representar sindicalmente e dirigir, numa perspectiva classista, a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores do Brasil, da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, na defesa dos seus interesses imediatos e históricos.

A filiação do nosso Sindicato à CUT ocorreu por deliberação dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria, em assembleia geral.

A CUT é uma organização sindical autônoma e democrática, que adota os seguintes fundamentos:

1. compromisso com a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora;
  2. luta por melhores condições de vida e trabalho;
  3. engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira em direção à uma democracia social.

O Sindados-BA atua conforme os fundamentos da CUT, quando:

1. planeja e realiza eleições da sua diretoria, a cada 3 anos;
  2. defende a proporcionalidade na diretoria, que é constituída por pessoas que pensam de forma diferente, mas que representam a categoria, ou parte dela e, portanto, têm o direito de compor a gestão deste Sindicato;
  3. realiza assembleias gerais e/ou por empresa;
  4. implanta a Organização por Local de Trabalho (OLT) ou Comissão Sindical do Trabalhador (CST) nas empresas;
  5. planeja e oferece treinamento de formação político-sindical para os membros, das OLT e CST, acompanhando as necessidades dos trabalhadores.

Sindados-BA e a Fenadados

O Sindados-BA também é filiado à Federação Nacional dos Empregados em Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados).

A Fenadados foi constituída para fins de estudo, organização, coordenação, proteção e representação legal da categoria dos Empregados nas Empresas e Órgãos Públicos e Privados de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares. É uma entidade orgânica à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e por isso, é regida pelos seus princípios e normas.

São prerrogativas da Fenadados:

1. representar os interesses da categoria e de Sindicatos associados e as pessoas físicas a eles associados, estabelecendo negociações com a representação da categoria econômica visando a obtenção de melhorias para a categoria profissional;
  2. celebrar contratos, acordos, ou convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos em âmbito nacional ou interestadual;
  3. defender os direitos e interesses coletivos, difusos ou individuais homogêneos dos seus associados, atuando judicial ou extrajudicialmente, quando necessário, como representante ou substituto processual, promovendo ações tais como: mandado de segurança coletivo; ação civil pública; peitos da categoria profissional; pleitos dos participantes de fundos de previdência privada ou pública de previdência complementar associados aos sindicatos;
  4. estimular a organização por local de trabalho, através das OLT e CST, com o apoio dos sindicatos.

O Sindados-BA teve o privilégio de fazer parte da equipa de criação e implantação da Fenadados e contribui política e financeiramente com a entidade.

Este Sindicato participa da Fenadados com membros de instância deliberativa do seu Conselho Diretor. Nossos Diretores participam ativamente de plenárias, congressos e outros encontros nacionais da categoria.