Dois de maio é uma data simbólica para a conscientização, prevenção e combate à violência psíquica ou física no ambiente laboral

O Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral no Trabalho, 2 de maio, é uma data simbólica para a conscientização, prevenção e combate à violência psíquica ou física no ambiente laboral.

O assédio moral é qualquer conduta abusiva intencional no contexto laboral, a exemplo de gestos, palavras, comportamentos e atitudes, que atenta contra a dignidade humana e que expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de degradar o clima de trabalho e de causar danos relevantes para a estabilidade emocional e física da vítima.

Não se cale! Ao vivenciar ou presenciar uma situação de assédio moral, denuncie por meio da Plataforma Integrada das Ouvidorias e Acesso à informação, o Fala.BR.

A Ouvidoria, além de ser responsável pelo Canal de Denúncia, tem como competência o recebimento de denúncia dirigida ao Serpro e o cumprimento de ações necessárias ao seu tratamento, bem como a adoção de medidas necessárias à salvaguarda da identidade do denunciante e à proteção das informações recebidas, nos termos do Decreto nº 10.153, de 2019.

Quer saber mais sobre esse tema? Leia o Guia Lilás: Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal.