Sobre o SINDADOS

Uma história de luta e conquistas pelos trabalhadores, trabalhadoras e prestadores de serviços de tecnologia da informação e comunicação

 

  1. SOBRE O SINDADOS

O SINDADOS-BA é uma entidade civil democrática classista e de massas, autônoma e independente ante o poder público e a classe econômica, sem fins lucrativos que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras vinculados a empresas privadas, prestadoras de serviços,  sociedades de economia mista e órgãos públicos que atuam nas áreas de processamento de dados, serviços de informática e tecnologia da informação e comunicação (TIC), assim como os aposentados, aposentadas e pensionistas originários dessas instituições.

As competências do SINDADOS-BA têm abrangência territorial em todos os municípios do Estado da Bahia, onde se encontrem membros da categoria representada e foi constituído com a finalidade de estudo, coordenação, garantia, proteção e defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria profissional de processamento de dados, serviços de informática e tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Entende-se como trabalhadores de processamento de dados, informática e tecnologia da informação e comunicação, aqueles que desenvolvem as seguinte atividades:  serviços técnicos de informática, processamento de dados; desenvolvimento, integração, comercialização de serviços da área,  agenciamento, licenciamento e manutenção de produtos e serviços em informática (hardware e software); fornecimento e disponibilização de infraestrutura (física e lógica) e alocação de mão-de-obra em informática e/ou tecnologia da informação; provimento de acesso, serviços e suporte técnico à internet; consultoria, educação, treinamento, pesquisa, avaliação de projetos e serviços relacionados a informática e/ou tecnologia da informação; bem como todas as demais atividades relacionada à informática e/ou tecnologia da informação e comunicação.

 

  1. O SURGIMENTO DOS SINDICATOS NA DÉCADA DE 1980: DESAFIOS E RESISTÊNCIAS NAS EMPRESAS PÚBLICAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO”

Para fins de registro histórico, em 1980, o Estado do Rio de Janeiro despontava na organização da categoria, devido à existência da Associação dos Profissionais de Processamento de Dados – APPD. O Estado de São Paulo não ficava atrás, pois também havia criado a APPD, embora com suas próprias correntes políticas.

Voltando à nossa região, no Estado da Bahia, relatado pelo fundador e ex-dirigente Jorge Vasconcelos:

A primeira reunião realizada para debater a criação da APPD ocorreu em 1979, no final de linha do bairro de Barroquinha na cidade de Salvador. Nessa ocasião, diversos digitadores, digitadoras e outros profissionais da área se reuniram para defender a criação da APPD. Obviamente, surgiram perseguições simplesmente pela participação nessa reunião. No entanto, apesar das várias pressões patronais, foi criada inicialmente, a primeira Comissão dos Trabalhadores de Processamentos de Dados no Estado da Bahia.

A criação da CT não ocorreu por um passe de mágica; muitos panfletos foram afixados nas portas dos banheiros do local de trabalho e houverem também uma comunicação “boca a boca”. E assim, a voz dos trabalhadores começava a ganhar força, não havendo outra escolha além do recuo dos patrões para estabelecer uma reunião e aceitar os direitos dos trabalhadores da categoria.

A primeira reunião com a participação da CT Bahia foi realizada na cidade de Porto Alegre – RS, em 1984, convocada pelo Presidente da APPD Nacional e pelo presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Essa reunião inicial deu início a todos os desdobramentos políticos subsequentes a esse episódio.

Em 1985, a CT Bahia, ANPP, em defesa dos interesses dos trabalhadores, criou o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho – ACT. Em seguida, o Serpro estabeleceu sua primeira estrutura gerencial voltada para negociações. Nesse mesmo período, outras estatais e empresas públicas, como a DATAPREV e a DATAMEC, também montaram estruturas gerenciais para negociações. Como consequência, outros segmentos, como a PRODEB e a PRODASAL, seguiram o mesmo caminho. Por fim, as empresas de iniciativa privada, especialmente aquelas com terceirização na área de tecnologia, começaram a realizar acordos coletivos.

Finalmente, no dia 31 de maio de 1988, quando a Carta Sindical foi emitida, todos os diretores da APPD formaram a 1ª diretoria do SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EMPRESAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS, SERVIÇOS DE INFORMÁTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTADO DA BAHIA – SINDADOS-BA.  Neste mesmo ano foi promulgada da nova Constituição Brasileira, época em que o SINDADOS-Ba intensificou suas atividades da APP em busca da melhoria salarial, a manutenção da saúde ocupacional e a qualidade de vida dos trabalhadores,”

  1. 35 ANOS DE EMPENHO NA GARANTIA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE TI

Em 2023, no mês de maio, o SINDADOS-BA comemora 35 anos de existência. Essa data deve ser celebrada por todos nós, profissionais da Tecnologia da Informação e Comunicação, como um marco de um período no qual aperfeiçoamos as relações sindicais com Empresas e Governos, e desenvolvemos uma consciência de categoria entre os trabalhadores e as trabalhadoras do setor, em nosso Estado.

“Me lembro como se fosse ontem, da nossa perseverança em reorganizar a APPD (Associação dos Profissionais em Processamento de Dados), em 1985 e utilizá-la como um braço sindical para as campanhas salariais da época. Com isso, e enfrentando grandes dificuldades, conseguimos agregar inúmeras pessoas e criar nosso Sindicato em 31 de maio de 1988” – afirma William Bugarin, um dos fundadores da APPD e membro da primeira diretoria do SINDADOS-BA.

Ao longo desses 35 anos, o SINDADOS-BA tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras das áreas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Da experiência adquirida na luta política e na formação sindical, conquistas históricas foram garantidas nesses anos com a evolução das campanhas salariais. Com uma atuação abrangente a nível estadual, o Sindicato representa os profissionais vinculados às empresas privadas, prestadoras de serviços, sociedades de economia mista e órgãos públicos, incluindo instituições renomadas como SERPRO, DATAPREV, UNISYS, BBTS, PRODEB, COGEL e DIVERSAS EMPRESAS DA INICIATIVA PRIVADA

“Todas as conquistas que tivemos para nossa categoria, e também, para a sociedade, de um modo geral, nos dá a dimensão da importância da nossa luta, e a certeza da continuidade nesse processo de construção da coletividade, do engajamento social e político que nos ajudou a enfrentar as dificuldades e promover os avanços pertinentes à classe trabalhadora”afirma Telma Estrela, cofundadora e atual membra conselheira do SINDADOS-BA.

Durante esses anos, o SINDADOS-BA tem sido responsável por inúmeras negociações coletivas que são de fundamental importância na obtenção de vários benefícios para os trabalhadores e as trabalhadoras que estão na ativa, além de diversas garantias para os aposentados e as aposentadas, que muito contribuíram em suas empresas, e que hoje representam um legado para nossa entidade.

Nossa categoria é pioneira na construção das Organizações por Local de Trabalho – OLT e Comissões Sindicais de Trabalhadores – CST, parte preponderante na formação política dos membros dessa entidade. Estes tendo um papel fundamental para o aprimoramento das relações de trabalho, proporcionando um diálogo mais aprofundado entre Trabalhador, Empresa, Governo e o SINDADOS-BA.

Neste aniversário de 35 anos, o SINDADOS-BA reafirma seu compromisso com os trabalhadores e as trabalhadoras, numa luta contínua por melhores condições de trabalho e na defesa dos direitos da categoria. Que essa data nos sirva também, para a reflexão de necessidades ainda prementes (como a regulamentação da profissão) e dos desafios no uso de novas tecnologias (como inteligência artificial e proteção a dados individuais), bem como as demais ações que o SINDADOS-BA precisará adotar nesse novo momento pelo qual passa nossa sociedade.

  1. Diversas conquistas obtidas através das negociações do SINDADOS-BA com as instituições empregadoras e da participação maciça dos trabalhadores foram:
  • Anuênio;
  • Ticket Refeição
  • Ticket Alimentação
  • Sobreaviso;
  • Assistência Médica, extensiva ao cônjuge e filhos
  • Implantação de Organização por Local de trabalho (OLT) e/ou Comissão Sindical do Trabalhador (CST) em várias instituições, com atuação vigilante, participativa e solidária na vida dos associados, fornecendo, quando demandado, apoio emocional e presencial nas residências de trabalhadores quando necessário;
  • Participação do SINDADOS-BA e dos trabalhadores nas fases de estudo e implantação de Plano de Cargos e Remuneração;
  • Incorporação de horas extras e sobreaviso ao salário;
  • Reintegração de empregados que tinham cargo e a empresa demitiu faltando pouco tempo para incorporação do valor do cargo ao salário (10 anos);
  • Reversão de demissões injustas, etc.
  • Elaboração e criação da Norma Regulamentadora da NR17

 

Entre muitas outras conquistas, confira nossos acordos e convenções coletivas e se associem ao SINDADOS-BA.

 

Entre em contato:

RUA FREDERICO SIMÕES Nº 98, ED. ADVANCED TRADE SALA 1111, CAMINHO DAS ÁRVORES – SALVADOR-BA – CEP: 41820-774

  • (71) 3032-0229 (recepção)
  • (71) 99223-0395 (WhatsApp-geral)
  • (71) 00321-0504 (WhatsApp-jurídico)
  • sindadosba88@gmail.com

LEMBREM-SE:

#Só a luta muda a vida!

#Juntos somos mais fortes!

#Trabalhadores unidos jamais serão vencidos!